Mês da Bíblia


Estamos em setembro e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”, para dar um destaque especial à Palavra de Deus. Ela tem sempre o seu valor, pois é ela que nos alimenta continuamente, a sua leitura é importante em todos os dias da nossa vida. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30 deste mês.
A palavra Bíblia vem do grego biblion e significa livros. São 73 livros em duas partes: Antigo e Novo Testamentos. O Antigo tem 46 livros e o novo, 27. Todos os livros da Bíblia são divididos em três categorias: históricos, didáticos e proféticos. Os livros têm que ser lidos nestas categorias.
A Bílbia quer, essencialmente, nos mostrar a aliança de Deus com o homem. Um Deus que nunca cansa de trabalhar e lutar pelo homem. Ele, que é sempre fiel, quer fazer a aliança com o homem. Sempre convida o homem. Mesmo caído, mesmo pecador, desistente, Deus nunca cansa do ser humano. O Antigo Testamento nos mostra bem isso. O Novo Testamento mostra a plenitude das promessas de Deus a respeito disso. A aliança de um Deus que ama. E quer os seus filhos como uma família, por isso no Novo Testamento é a história do Seu Filho, enviado para o mundo por amor.
A frase mais impactante e reveladora para mim é: “Porque Deus amou tanto o mundo que enviou o Seu Filho, para que quem Nele crer seja salvo” (Jo 3,16).
A  Bíblia nos revela a nossa origem. No Antigo Testamento, e também em Efésios 1,14, entendemos que Deus nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos Seus filhos em Jesus Cristo para o louvor da Sua glória. Isso nos dá uma identidade tão bonita. Somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Um dia não precisaremos mais da luz do sol, pois o próprio Deus será a nossa luz, O veremos face a face como Ele é. Tem um sonho maior e mais lindo que este? O ser humano tem que descobrir essas maravilhas. Cristo Jesus veio para limpar o ser humano tornando o seu rosto brilhante. Por isso, Cristo nos explica e chama a nossa atenção. O homem é o foco de Deus. Jesus mostra o seu carinho e a sua ternura sobretudo àqueles que não são objeto de amor e que sofrem no mundo. Para dar a todos a coragem e a esperança. Isto é a coisa mais bonita, Cristo veio trazer a esperança e uma meta que encanta quem a descobre. Essa meta ele conquistou para todos nós, por meio da Sua cruz. O amor de Deus vai até o fim, até as últimas consequências.
(Trecho da homilia do Frei Sebastião de 01/09/2014, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe. Transcrição de Marta Guimarães)  
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário