Politica?? Tô fora! ... Será???

Quando falamos em política, na maioria das vezes, temos uma reação nada receptiva por parte das pessoas. O brasileiro está um tanto quanto desgastado com o assunto, tão desgastado que não raramente arruma-se problemas ao se falar no tema. Uma das classes com menor confiabilidade da sociedade é a classe política, se você me permitir gostaria de falar um pouco sobre essa tal “política”.

O termo política provém do grego e designa toda a ação do indivíduo em sociedade, isso mesmo que você leu, “toda a ação do indivíduo em sociedade”, isso significa que ao ir ao supermercado você está executando uma ação política, ao falar com amigos igualmente, e acredite até mesmo em sua casa com sua família você está agindo de maneira política, não há como escapar, mesmo que, quem sabe, agora você não queira falar ou agir de modo político, ao ler o que escrevo estás agindo de maneira política. Já dizia Aristóteles que o homem é um animal político.

O escritor J. Simmel escreveu um grande clássico da literatura chamado “ninguém é uma ilha” (fica a dica de leitura), onde o título já nos apresenta uma realidade intrínseca do ser humano, necessitamos da convivência com as pessoas (se desejar escrevi há algum tempo a respeito do tema) e essa convivência, você queira ou não, é política. Insisto na palavra pois, ao meu ver, precisamos tomar mais consciência, todos nós, de que se estamos em uma sociedade com um agir político, com instituições políticas como o governo, com tanto descrédito é por que nós, enquanto agentes políticos, estamos falhando de alguma forma.

Precisamos rever nosso modo de agir em sociedade, precisamos rever nosso velho “jeitinho brasileiro” precisamos abandonar as atitudes de desonestidade diárias e buscar agir com mais coerência. É fato que nenhum corrupto inicia desviando milhões, mas inicia falsificando um documento simples, como por exemplo, um comprovante de renda para obter determinado benefício ou isenção de algum pagamento pagamento. Não quero de modo algum aqui acusar, somente parar para refletir um pouco sobre essa temática complexa e importante que é a política, ação de todos com repercussão do individual para o coletivo, ideal a ser perseguido no dia a dia.
E você, o que pensa sobre a política?

Se quiser compartilhar seu pensamento podes me escrever: aschwarz@ucs.br, ou comentar essa postagem. Podes também enviar sugestões de temáticas para esse espaço.


Abraços ótima semana a todos.

Altemir Schwarz
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário