Mas como eu posso me converter? Aprendam a fazer o bem!

Se você aprende a fazer o bem, Deus perdoa generosamente todo pecado. O que não perdoa é a hipocrisia, “a santidade aparente”. 

Os santos aparentes, que, mesmo diante do céu se preocupam de parecer mais do que ser, e os pecadores santificados, que para além do mal feito aprenderam a "fazer" um bem maior. Nunca houve dúvida sobre quem Deus prefere.

As palavras da leitura de Isaías, são um imperativo e paralelamente um "convite" que vem diretamente de Deus: "Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem" defendendo órfãos e viúvas, ou seja, "aqueles que ninguém recorda", entre os quais, há também os "idosos abandonados, as crianças que não vão à escola” e aqueles “que não sabem fazer o sinal da cruz. Atrás do imperativo e do convite há substancialmente o convite de sempre à conversão:

Busquem a justiça, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva”. Recordemos que em Israel os mais pobres e necessitados eram os órfãos e as viúvas: façam justiça a eles, vão onde estão as chagas da humanidade, onde há tanta dor ... E assim, fazendo o bem, você irá lavar o seu coração. E a promessa de um coração lavado, isto é perdoado, vem do próprio Deus, que não leva em conta os pecados de quem ama concretamente o próximo:

Se você fizer isso, se você vem por este caminho, no qual eu convido você – nos diz o Senhor – ‘ainda que os seus pecados sejam como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve’. É um exagero, o Senhor exagera: mas é a verdade! O Senhor nos dá o dom do seu perdão. O Senhor perdoa generosamente. ‘Mas eu perdoo você até aqui, depois vamos ver o resto .... Não! O Senhor perdoa sempre tudo! Tudo! Mas se você quer ser perdoado, você tem que iniciar o caminho do fazer o bem. Este é o dom!.

Na segunda semana da Quaresma há três palavras para pensar, para refletir: o convite à conversão, o dom que o Senhor nos dá, isto é, um perdão grande, um grande perdão, e a armadilha, isto é, fingir de se converter, mas tomar o caminho da hipocrisia ".

Papa Francisco

(homilia na casa Santa Marta - 03/03)
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário