Domingo de Ramos – Missa com o Bispo dom Nelson

Selfie de d. Nelson e pe. Ademir. (foto: divulgação)
No dia treze de abril, foi o Domingo de Ramos, data em que se inicia a Semana Santa, que é uma das semanas mais importantes na vida de um cristão católico. Porém, teve mais uma coisa que coincidiu (e sempre coincide por sinal) com essa data, sabe o que é? Uma dica? Olhe ao lado, o que vê?

É isso aí, sei que foi exatamente o que você pensou, é o bispo Dom Nelson e o Padre Ademir numa “selfie” com muuuitos jovens, aproximadamente 3 mil. É o Dia Nacional da Juventude também! É o dia em que, na maioria das dioceses a missa do Domingo de Ramos é celebrada juntamente com alguma atividade voltada para os jovens.

O Papa Francisco incentivou e criou esse dia como uma Jornada Mundial da Juventude, a nível diocesano. Nesses três anos que antecedem a Jornada Mundial na Polônia (Cracóvia 2016), vamos refletir a partir das bem aventuranças, que segundo as palavras do próprio bispo, nós achamos que conhecemos. 

Ele nos fez a seguinte pergunta durante a homilia “Já que todos conhecem as bem aventuranças, em que livro da Bíblia elas se encontram?” Se a sua resposta foi Mateus, você está certo. O tema desse ano foi “Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5,3).

Houve a procissão partindo do paço municipal de Santo André até a praça da catedral Nossa Senhora do Carmo. Assim que chegamos nos deparamos com vários jovens, todos animados cantando e dançando músicas em louvor a Deus. Isso é sensacional, essa energia que atualmente se volta muito mais pra outras coisas que não para Deus. Essa iniciativa do Papa foi muito válida, pois nos fortalecemos e unimos, encontrando nosso lugar e sentindo cada vez mais que pertencemos como parte essencial dessa obra.
Foi a primeira vez que eu participei, e gostei muito, porque todas as partes da missa foram feitas por nós mesmos, desde a liturgia e ofertório até os cantos e a animação. Tornamo-nos protagonistas. As vezes nos perguntamos porque outras igrejas tem muitos jovens. Bem, a resposta a esta pergunta está na participação dos jovens que pude ver neste domingo. Nós estamos aqui, e não podemos nos esconder, temos q anunciar aos quatro cantos da terra a alegria que sentimos por estar em Cristo, afinal, quem melhor parar chamar jovens do que nós mesmos?

Durante a missa também houve a comemoração do jubileu (60 anos de diocese) e a reinauguração do site do Setor Juventude da Diocese de Santo André, agora nós Jovens da Milícia também estamos lá, entre e confira: http://setorjuventudesa.com.br/?p=3279

Bruna Gomes - SBC

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário