Sábados com Maria

IMG_7209-300
Rezando o rosário para preparar a celebração da fé

A preparação para qualquer viagem implica fazer as malas, planear e comprar várias coisas. Quando se trata uma viagem para uma semana de encontro e celebração da fé com centenas de milhares de jovens de todo o mundo e com o Papa, é necessário outro tipo de preparação e há muitas formas de fazer essa preparação.

O rosário rapidamente se tornou uma das formas mais populares de preparação para a Jornada Mundial da Juventude. A organização da JMJ e a Family Rosary International (Família Rosário Internacional) estão a promover o rosário como uma forma simples e eficaz de preparação para o evento em Agosto.

Em Março, o departamento responsável pelos principais eventos da JMJ lançou uma iniciativa apelidada “The Universal Rosary” (O Rosário Universal). Convidaram jovens já inscritos como peregrinos a enviar vídeos deles próprios rezando uma Avé-Maria, um Pai Nosso ou um Glória no seu idioma. Esses vídeos serão compilados e formarão um rosário-em-vídeo em várias línguas. Em Maio foi anunciado que as primeiras duas dezenas do rosário já tinham sido preenchidas e ainda estão a ser aceites contribuições para preencher as restantes dezenas.

Family Rosary International, uma organização dinamizada pela ordem da Santa Cruz, também lançou uma campanha de preparação para a JMJ baseada no rosário, chamada Firmes na Fé com Maria. A participação é simples: visite o sítio na internet, preencha o formulário de oração e reze o rosário cada sábado desde agora até à Jornada Mundial da Juventude. O rosário semanal serve como uma forma de preparação espiritual para peregrinos e como suporte para aqueles que trabalham em Madrid para que este evento seja um sucesso. O sítio também sugere ligações para recursos que explicam o rosário, como rezar e porque é que é uma forma poderosa de rezar.

O P.e James Phalan, director da Holy Cross Family Ministries (Ministérios da Família da Santa Cruz) e da campanha Firmes na Fé com Maria, explica que o rosário é poderoso porque é meditativo e, assim, rezá-lo não é só debitar palavras mas colocar-se nas mãos de Maria e deixá-la guiar-nos ao seu filho. Com a constante inundação de informação através dos novos media e tecnologia, a maior parte das pessoas experiencia hoje uma necessidade cada vez mais significativa de uma forma meditativa de oração, refere, acrescentando ainda que, quando faz apresentações a jovens adultos, eles parecem estar surpreendentemente abertos ao aspecto meditativo do rosário.

O aspecto meditativo do rosário e os seus frutos são tão importantes que o Papa Bento XVI falou acerca do rosário e da sua importância como forma de oração, numa recente audiência geral. Ele disse que o rosário está a registar uma nova vaga de popularidade. Ele referiu: “no mundo de hoje, tão dispersivo, esta oração ajuda a colocar Cristo no centro, tal como a Virgem o fez”, acrescentou que Maria meditou tudo o que o seu filho disse e fez. Ao rezar o rosário, cada um faz o mesmo, abrindo-se à graça que emana destes mistérios. 

A campanha Firmes na Fé com Maria une o poder dos novos media, usando o facebook, twitter, blogs e vídeos para atrair os jovens ao rosário. O sítio na internet permite que as pessoas submetam as suas intenções de oração num painel virtual e que partilhem os seus comentários e reflexões com outros que se comprometeram a rezar o rosário.


E não deixe de acessar o blog dos JMI em preparação a JMJ. Acesse:
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário