"Pastoral que não é missionária, não é pastoral!"

Esta frase foi dita pelo padre jesuíta, escritor e teólogo Antônio Spadaro durante o 4º Encontro Nacional da Pascom e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores que aconteceu no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).
Encontro Nacional de Comunicação
O evento que iniciou-se na quinta-feira (24/7) com a cerimônia de abertura, durou três dias encerrando-se neste domingo (27/7) com a santa missa, precedida pela apresentação das plenárias dos grupos que compõem os diferentes regionais do Brasil.
O tema central do encontro preparado pela PASCOM (Pastoral da Comunicação) foi: "Comunicação, Desafios e possibilidades para a evangelizar na era da cultura digital".
Norteando este horizonte, o encontro que contou com a participação de diversos comunicadores dos diferentes regionais, buscou refletir sobre a comunicação presente na nossa igreja e a forma como podemos exercê-la.
Nas tardes de sexta-feira e do sábado, houveram seminários que conciliaram teoria e prática sobre os diferentes campos que a Pascom pode atuar (assessoria de imprensa, rádio, mídias digitais...).
TV Aparecida produziu especial aos
50 anos de pe. Zezinho
Na noite de sexta, uma homenagem surpresa para um grande comunicador: pe. Zezinho. Foi apresentado um especial ao vivo nos estúdios da TV Aparecida, tendo como cantores o Grupo Ir ao Povo e as irmãs do grupo Chamas. Um clima festivo para celebrar os cinquenta anos de serviço do pe. Zezinho e também a riqueza da partilha destes dias que seguiriam.
Por fim, no domingo, os comunicadores reuniram-se por regionais para discutirem sobre a realidade local e propor soluções para problemas comuns. Cada grupo elegeu um secretário que ao final da discussão apresentou as questões abordadas.
Carlos (frente),  Ana(dir.), Alexandre, Renata e Gabriel (fundo)
representaram os JMI
Podemos perceber que os problemas de comunicação são iguais mesmo em realidades diferentes. Este encontro pode acrescentar (Creio eu) em um aprendizado para cada um. A missão agora é a de repassar esta informação, para que a semente seja lançada e quiçá encontre um terreno fértil para brotar e dar bons frutos.
Para quem desejar aprofundar mais sobre comunicação, fica a sugestão de ler o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O Diretório é composto por dez capítulos, divididos em artigos que buscam apresentar diferentes aspectos do fenômeno comunicativo.

Carlos Wilker
Analista de Redes
SBC-SP

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário