Dia do enfermo - 14 de janeiro

Que interessante quando buscamos os significados das palavras. Principalmente indo na etimologia.
Quer descobrir comigo!? Então vamos! 
A palavra é enfermo. Enfermo provém do latim “infirmus”. in = não e firmus = firme,  estável, ou seja, enfermo significa: “não firme” ou  “aquele que não está firme”. 
14 de janeiro - Dia do enfermo
O dia do enfermo é 14 de janeiro, porém, o papa João Paulo II instituiu no dia 11 de fevereiro de 1992 o dia Mundial do Enfermo. Ele quis nos lembrar que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.
Pode-se olhar nos evangelhos essa ação de Jesus com os enfermos: Ele toca, olha se  a próxima do outro sem nenhuma dificuldade e os que procuram encontra nele  misericórdia e firmeza que havia perdido.
Por isso, o dia do enfermo 14 de janeiro é, sobretudo, sensibilizar governantes e sociedade para uma atenção especial aos enfermos, possibilitando assistência mais adequada. 
Termino com uma frase do Papa Paulo VI na conclusão do concilio Vaticano II na qual nos deixa uma mensagem no dia 8 de dezembro de 1963, dedicada “aos pobres, aos doentes e a todos os que sofrem”: 

“Nós temos algo de mais profundo e de mais precioso para vos dar: a única verdade, capaz de responder ao mistério do sofrimento e de vos trazer uma consolação sem ilusões: a fé e a união das dores humanas a Cristo, Filho de Deus, pregado na cruz pelas nossas faltas e para a nossa salvação. Cristo não suprimiu o sofrimento; não quis sequer desvendar inteiramente o seu mistério: tomou-o sobre si, e isto basta para nós compreendermos todo o seu preço”.

Maria do Socorro
Missionária da Imaculada Padre Kolbe
SBC-SP
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário