Filosofia e política

Semana passada falei à você que o termo política provém do grego e designa toda a ação do indivíduo em sociedade, falamos a respeito do desconforto que a temática gera em muitas pessoas, bem como da necessidade de se buscar o ideal político. Hoje gostaria de lhe convidar a fazer um passeio pela sociedade grega e sua compreensão de política e pensarmos sobre o governante ideal pensado por Platão; vem comigo?

Pintura de Rafael Sanzio - A escola de Atenas (ao centro Platão e Aristóteles)

A sociedade Ateniense, Atenas era uma das cidades gregas mais importantes, vivia uma democracia radical, sua organização política é tida como exemplo de sociedade, de participação, envolvimento e desenvolvimento. Todo o cidadão podia assumir cargos públicos e participar das decisões políticas (exceto mulheres, crianças e escravos, conforme cultura da época) aquele que se manifestava em praça pública, local onde as discussões a respeito dos rumos da sociedade ocorriam, se tornava responsável por aquilo que expressava, podendo pagar com a própria vida caso a sugestão feita trouxesse o mal para a comunidade. Para exercer cargos públicos o cidadão era eleito e responsabilizado por tudo o que fizesse a partir de então no exercício de sua função. Os cargos públicos não eram remunerados pois a compreensão era de que não era uma profissão como as demais, mas um dever de todo o cidadão, não sendo correto realizar o pagamento pela função exercida. O benefício adquirido era poder auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

Platão tinha como ideal político o “rei filósofo” em sua compreensão o governante da sociedade deveria ser filosofo, deveria se preparar intelectualmente e espiritualmente para exercer o cargo do modo mais sensato possível, evitando assim que se cometesse injustiças ou que pudesse ser persuadido a agir de modo errado. Era fundamental ao rei filosofo ter conselheiros para lhe ajudar a debater as situações que surgissem na busca pela solução mais sensata. Ainda, o rei filosofo deveria assumir a função por volta dos cinquenta anos de idade, assim já teria experiência de vida e um longo conhecimento assimilado, diminuindo o risco de agir movido pelas paixões. A função do governante era deliberar e conduzir a sociedade para o melhor caminho, buscando o bem de todos.


Na sociedade grega surgiu a filosofia, lá houveram condições favoráveis para o desenvolvimento e sistematização do pensamento, creio que estamos necessitados de gerar um clima social semelhante e quem sabe produzirmos mais filósofos em nossa sociedade para pensarmos melhor e mais a respeito dos rumos que podemos e devemos tomar. Pensemos nisso.

Altemir Schwarz
Educador - Filosofia e Ensino Religioso
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário