Santidade: vocação e vontade de Deus para todos

No dia 12 de abril, solenidade da Divina Misericórdia, realizou-se a 3ª formação cujo tema foi “santidade”. O evento aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no DER, das 9h00 às 15h00, e participaram dele os Jovens da MI e da TUPIC.

O encontro começou com uma breve explicação sobre o assunto, que foi feita pelo missionário Louis Marie. Ele citou Padre Kolbe e seu ardor na busca pela santidade, bem como a forma com que animava seus confrades a caminhar nessa estrada, que é a vontade de Deus para nós e também a vocação de todos os filhos de Deus.

Segue um exemplo como São Maximiliano agia:
São Maximiliano dizia: “Eu, porém, não lhe estou pedindo nada de extraordinário! A santidade não é luxo, é um dever! O Senhor disse: Sejam perfeitos como o Pai de vocês que está nos céus. E, além disso, é tão simples! Vocês tem aí um pedaço de giz?”. Todos o observavam, cada vez mais espantados. “É isso. Trata-se de uma questão de simples cálculo. Vou escrever aqui na lousa a fórmula da santidade”. Calmo e resoluto, diante dos olhos esbugalhados dos jovens ouvintes, começou a escrever: v=V. E explicou: “Esta é a fórmula: o v minúsculo é a nossa vontade. O V maiúsculo é a vontade de Deus. Quando elas não estão de acordo, forma-se uma cruz, a nossa cruz. Você quer se libertar? Então identifique a sua vontade com a vontade de Deus, que quer que você seja santo. Assim fazendo, você não carregará mais a sua cruz, mas a de Cristo Senhor! É bem simples: basta obedecer...”.


Após um momento de reflexão sobre essa atitude do nosso fundador com o Missionário Louís, assistimos o filme “Irmã Dulce” e partilhamos sobre as nossas impressões acerca de sua vida, como agia com o coração, sua relação com os pobres e sua vida religiosa.

Na segunda parte do encontro, todos se dividiram em grupos para ler e discutir o resumo do primeiro e segundo capítulos do Documento 85 da CNBB, referente à juventude. Dessa leitura surgiu uma bela partilha, que nos fez conhecer um pouco mais da Igreja e de Deus e seu amor para com os jovens, bem como a urgência de nos lançarmos na aventura da Evangelização e conquistarmos mais corações para Cristo.
 
Por fim, fechamos a Formação com chave de ouro: a Santa Missa presidida pelo Padre Ryan, que falou sobre a Misericórdia de Deus e a fé na Ressurreição.
Lembramos aqui que você, jovem, é sempre bem-vindo às formações! Fique atento às nossas postagens para saber as próximas datas.

Salve Maria Imaculada!

Sílvia Cunha
Jornalista e Jovem MI

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário