Cem anos de fundação da Milícia da Imaculada
O ano de 2017, durante o qual o 100º aniversário da fundação da MI ocorre, convida a apreciar a preciosa herança do pensamento e das obras que São Maximiliano Kolbe realizou e confia às gerações futuras. Ao criar uma associação, a Milícia da Imaculada, ele permitiu que o seu legado continuasse e fosse expandido. Um aspecto fundamental da vida da MI é a missão, uma dimensão que sempre caracterizou o movimento e que representa tanto seu passado quanto o seu futuro. A missão sempre foi e ainda é um aspecto prioritário dessa associação kolbiana e, por isso, é importante enquadrar nessa ótica missionária o desenrolar desses 100 anos e a projeção dos anos futuros.
Eis aqui as palavras significativas de São Maximiliano: “O objetivo da MI (cuja sigla vem do latim Militia Immaculatae, ou seja, Milícia da Imaculada) é, de fato, assegurar que todos se tornam santos. Em toda esta atividade, o que salta aos olhos, acima de tudo é o seu impulso Mariano. Esta é uma consequência de uma compreensão precisa da missão da Imaculada” (Escrito de Kolbe 1220).
Consagrados para a Missão
A MI tem um plano simples e eficaz: a santificação de todos! Este objetivo é alcançado por meio da oração, do trabalho, oferecendo a própria dedicação e apostolado, a fim de promover um maior fervor naqueles que creem no Cristo, empenhados em fazer um percurso denso de fé. A MI procura também encorajar aqueles que estão longe do amor de Deus a embarcar numa jornada espiritual no Senhor. Essa foi a resposta dada por Padre Kolbe e seus companheiros diante do delicado cenário social, político, financeiro e religioso de sua época. A MI se tornou um fator de solução e motivação diante dos grandes desafios que afligiam a Igreja e a humanidade naquele tempo.
Foi notável a extraordinária confiança na Divina Providência e em Nossa Senhora manifestada pelo jovem frade Maximiliano e por seus confrades, que, com poucos meios à sua disposição, não só imaginaram, mas foram de fato confiantes que a Imaculada realizaria o projeto que, naquele notável dia 16 de outubro de 1917, eles foram capazes de ver numa fase embrionária, apenas como uma semente de mostarda.
Frei Raffaele Di Muro, OFM Conv.Presidente Internacional da MI
Fonte: www.miliciadaimaculada.org.br
Fonte: www.miliciadaimaculada.org.br