A Igreja no Brasil celebra de 1º a 7 de outubro a Semana Nacional da Vida, que culmina no Dia do Nascituro, 8 de outubro.
A Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro
A Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro foi instituída em 2005, durante a realização dos trabalhos da 43ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.
Além da Comissão para a Vida e a Família, da CNBB, a iniciativa tem a participação e incentivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.
O objetivo que se almeja com a realização da Semana Nacional da Vida é motivar as cogitações em torno desta temática propondo à sociedade um debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até o seu fim natural.
Vida e Sociedade
A Semana Nacional da Vida foi instituída durante a 43ª Assembleia Geral da CNBB. Neste ano, o tema proposto para reflexão por meio do subsídio Hora da Vida é “Vida e sociedade”.
O material preparado pela Comissão e pela Pastoral Familiar para aprofundar a temática proposta oferece em seu conteúdo pistas para reflexão, orações e informações relacionadas à vida e à sociedade. Dom João Bosco Barbosa explica que o material será importante para que os grupos de famílias, da Pastoral Familiar e aqueles que refletem a palavra de Deus possam também participar “dessa grande formação a respeito da vida que a Semana nos quer transmitir”.
Os encontros oferecidos no subsídio abordam os temas “A vida humana: dom para a família e a sociedade”; “A ideologia de gênero e a negação da criação como dom de Deus”; “A via política – caminho para promover e defender a vida”; “Os cristãos e o compromisso com a vida” e “Juntos pela vida”. “Esses temas são tratados de forma muito clara e didática, simples de entender, mas, ao mesmo tempo, profundos em seu conteúdo. Por isso, recomendo às nossas comunidades, à Pastoral Familiar que tenham em mão esse livro”, motiva dom Bosco. Também há no livreto uma proposta de Vigília Eucarística em favor da vida e uma Oração do Jovem.
O subsídio está disponível para venda com os casais coordenadores paroquias, diocesanos e regionais da Pastoral Familiar e pelo site www.lojacnpf.org.br. Para mais informações, ligue para (61) 3443 2900 ou por e-mailvendas@cnpf.org.br
fonte: CNBB