Dia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa


Hoje é o dia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa!
Nós, jovens da MI, ao nos consagrarmos a Virgem Santíssima, usamos a medalha como sinal de nossa devoção e confiança no Seu amor. Confira um pouco mais:

História e Mensagem
A medalha milagrosa teve a sua origem na aparição de Nossa Senhora a uma jovem freira chamada Catarina Labouré.

Em uma tarde de sábado, no dia 27 de Novembro de 1830, na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, na cidade de Paris, na França, Santa Catarina teve uma visão de Nossa Senhora que lhe disse:
“Faça cunhar uma medalha por este modelo, todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança”.
A mensagem que esta medalha traz consigo é de misericórdia, amor e ternura de Deus, manifestada através da mediação e intercessão de Maria.

As inúmeras graças que por meio das mãos Imaculadas de Maria chegam à humanidade são sinais da proteção do Senhor que ouve o clamor do seu povo e corresponde à fé e à abertura do coração dos seus filhos.

Levar a medalha não é levar um amuleto, mas uma profissão de fé no mistério da encarnação de Jesus e na participação da Virgem Maria no projeto de salvação da humanidade.


            Elementos da Medalha Milagrosa

Ouvindo as palavras de Santa Catarina: “A Virgem Santíssima estava com os pés sobre o globo e segurando nas mãos um globo menor com uma pequena cruz de ouro. Ela baixou para mim os olhos e me disse no íntimo do meu coração: este globo que vês representa o mundo inteiro... e cada pessoa em particular. Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem.

De repente, desapareceu o globo que tinha nas mãos e como se não pudessem mais com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa. Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam estas palavras que cercavam a mesma Senhora: Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” (...)“Então o quadro se virou e no verso apareceu a letra M, monograma de Maria, com uma cruz em cima, e como base dessa cruz, uma linha grossa, ou seja, a letra I, monograma de Jesus. Por baixo da letra M estavam os corações de Jesus e de sua Mãe Santíssima. O primeiro cercado com uma coroa de espinhos, e o segundo atravessado por uma espada. Contornando o quadro havia uma coroa de doze estrelas”.

            A Medalha Milagrosa e São Maximiliano Kolbe

A medalha milagrosa para São Maximiliano é como um distintivo, um sinal externo de amor e de fé na mediação de Maria. Ela mesma pediu proteção e do seu amor por toda a humanidade.

Dizia-nos São Maximiliano: “A essência da MI é constituída da oferta de nós mesmos, sem limites e nem limites e nem condições. A Imaculada como propriedade, a fim de que Ela faça de nós aquilo que seja do seu agrado e possa agir por meio de nós nos outros”.

Usar a medalha é uma manifestação exterior de adesão ao projeto de Deus realizado em Maria e uma disponibilidade em se deixar moldar por Ela para responder fiel e generosamente ao projeto de Deus na nossa vida. Na medalha contemplamos Maria que esmaga a cabeça da serpente, como nos diz o Gênesis; é somente com Maria, a medianeira de todas as graças, que poderemos esmagar a cabeça do mal e protegidos por Ela conquistar todos os corações a Cristo pela sua mediação.

Sendo assim, a medalha é confiada a cada mílite, como sinal da presença de Maria no mundo, que através do seu Coração Dulcíssimo e no Santíssimo Coração de seu Filho, conduz todos à salvação e à felicidade eterna.

Se você se interessou em também se consagrar a Nossa Senhora e quer saber um pouco mais do nosso carisma, mande um e-mail para nós: jovensmi@miliciadaimaculada.org.br


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário