Rumo à JMJ! No caminho de Deus, deixemos para trás pecados e tristezas


A 4ª formação em preparação para a JMJ se realizou no último dia 28 de abril, desta vez na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no DER, em São Bernardo Campo. O encontro teve como objetivo mostrar a importância do Sacramento da Reconciliação e a Eucaristia.

Antes do início da reunião, foram entregues a cada participante algumas pedrinhas que não deveriam ser guardadas ou soltas, mas sim seguras na mão até segunda ordem. O significado dessas pedras ficou mais claro com a oração inicial: elas representavam as mágoas, pecados e angústias que carregamos, coisas que ocorrem na vida de todos, mas que temos a opção de guardá-las em nosso coração ou não. No caso das pedras, o fato de não poder soltá-las durante a oração e a animação causou incômodo e isso demonstrou de uma forma mais concreta qual é a consequência sofrida pelas almas que escolhem se apegar ao pecado. Se não nos libertamos deles, ficamos limitados, perdemos a sensibilidade e a capacidade de discernir entre o que nos faz bem ou mal.

Como contexto bíblico para o tema desta formação a jovem da MI, Caroline Silva, comentou e refletiu sobre a história do profeta Elias, contida no livro dos Reis (Antigo Testamento) na qual, de início, Elias é aquele que cumpre a missão de Deus, busca a conversão dos pagãos, mas ao mesmo temo incita ódio e morte àqueles que adoram a outros deuses, que no caso bíblico são os falsos profetas.

Durante sua trajetória, Elias observa o pecado dos outros e acaba sendo “contaminado” e isso o desanima. Após certo tempo, ele se enche de medo e foge desejando a morte. Porém, como Deus em sua infinita misericórdia não nos quer ver derrotados, envia um anjo que pede para Elias se levantar, alimentando-o e fortalecendo-o. É isso que o Sacramento da Reconciliação e a Eucaristia nos fazem: eles nos renovam, fortalecem e libertam! 

É exatamente assim: Renovados e libertos de todo o mal, que podemos ajudar nossos irmãos e nos tornarmos missionários de Deus, levando-O àqueles que necessitam d’Ele.

Durante a explicação sobre a vida de Elias, padre Eliano - dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe -  se juntou a nós no encontro e realizou uma dinâmica em que cada um deveria escrever em uma folha de papel 10 qualidades e 15 defeitos. Ao perguntar aos jovens o que seria mais fácil de escrever, houve certo equilíbrio.

No mundo, normalmente a maioria das pessoas tem maior facilidade em escrever seus defeitos e falhas, mas para quem tem Deus no coração e fé na Sua Misericórdia, superar estas falhas não se torna algo tão difícil e perceber as qualidades individuais acaba se tornando mais fácil. A reconciliação e a Eucaristia nos permitem isso. Receber Jesus é deixar ele agir. É ver com clareza através dos olhos paternos de Deus. É errar, cair, mas saber se perdoar para poder se levantar. É amar e assim também poder perdoar, pois só perdoa quem ama!

A formação também contou, mais uma vez, com a participação do Ministério Face de Maria quem animou a todos durante todo o encontro.

Mais um grande passo foi dado rumo a JMJ. Faltando poucos dias para este grande evento a ansiedade vai aumentando, mas com certeza, através destas formações, chegaremos com o espírito preparado para viver esse grande tempo de graça.


Carlos Henrique Parussolo Biancolini
Jovem da MI


Confira o material da formação:








Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário