Padre Alexandre Oliveira Silva |
O evento contou com momentos preparados por espiritualidades diversas. A colaboração veio de grupos juvenis diferentes, todos vindos da Região do ABC Paulista. A Santa Missa foi o início da vigília e teve como presidente o Padre Alexandre Oliveira Silva – Missionário da Imaculada Padre Kolbe. Um ato simbólico de apagar o Círio pascal foi marcante, quando Padre Alexandre indicou que, como fim do tempo pascal, todos já tinham dentro de si a luz de Cristo. Somos chamados a incendiar o mundo.
Também contribuíram com a celebração eucarística a Banda Rainha, e na liturgia o grupo paroquiano do crisma.
Após a celebração os participantes se dirigiram ao salão ao lado, onde se realizou boa parte da noite de oração. E assim se seguiu o encontro, que expressou a vivacidade cristã por meio da música, da dança, da alegria jovem e também meditando e rezando pela humanidade com o terço missionário. Além disso, foram feitas dinâmicas, uma delas preparada pela jovem Mairiny do Grupo Amor Eterno. Outra dinâmica, realizada pelos Jovens da MI, ajudou a perceber o valor da acolhida e do relacionamento humano acompanhados dos sete dons do Espírito Santo – já fazendo referência à Jornada Mundial da Juventude.
Missionário Ryan Holke e jovens |
E já que Pentecostes é o derramamento dos dons, continuamos a ter manifestações de outras espiritualidades, como foi a Adoração ao Santíssimo no estilo da Comunidade de Taizé. O momento foi organizado pela Pastoral Universitária da comunidade em meio a um lucernário, que consiste em acender ritualmente as luzes ao cair da noite, reafirmando a esperança na manhã que nos aguarda. Um costume dos primeiros cristãos.
Jovens em adoração |
Que o Consolador nos santifique e restaure para a nossa grande vocação e missão: a vida!
Veja + fotos: facebook.com/vpentecostes
Veja + fotos: facebook.com/vpentecostes
Silvia Cunha
Jornalista e Jovem da MI