F.I.D. - Formação Integral do Discípulo

Aconteceu no dia 05 de outubro das 8h00 às 17h30 no bairro do Portão, na cidade de Atibaia, o primeiro dos dez encontros do projeto F.I.D - Formação Integral do Discípulo - organizado pela Diocese de Bragança e pelo setor juventude.

Ângelo, Diego, Renê, d. Sérgio, Thais, Carlos e Nando

Estavam presentes neste encontro formativo diversos grupos juvenis da diocese Bragantina, dentre os quais o movimento da MI, representado pelos jovens Ângelo, Carlos, Diego, Nando, Renê e Thais. Todos eles participaram de um encontro maravilhoso e muito abençoado.

A programação começou com uma apresentação do que é o F.I.D e como ira funcionar os encontros, foi feita uma oficina onde os jovens se dividiram em diversos grupos e discutiram temas propostos pela organização, temas como afetividade e sexualismo, politica, esporte e lazer, ecumenismo e dialogo religioso, espiritualidade entre outros. Tivemos um tempo para discutir sobre o tema como nosso grupo e logo após apresentarmos as ideias e pontos aos demais participantes.

As 10h tivemos a Santa Missa presidida pelo Dom Sérgio, bispo de Bragança. Em sua homilia falou do
homem e de sua experiencia pessoal com Deus e Jesus Cristo, disse também: "quem der um copo de água por amor a Ele não vai ficar sem recompensa, esse gesto amoroso e misericordioso de dar água a alguém sedento revela a fé, a qual teve inicio neste encontro pessoal com Deus." Muitas vezes o copo de água a quem precisa é apenas a escuta, escutar a quem precisa desabafar, colocar seus medos e angustias para fora, esse gesto torna em algumas ocasiões mais significativo que o próprio aconselhamento.

Depois da missa, retornamos para dar continuidade as oficinas, mas desta vez com a presença de Dom Sergio, que comentou sobre cada tema e falou também sobre a força do jovem na comunidade, a renovação que o jovem traz para a igreja, grupo, pastoral e que sempre devemos caminhar no respeito e na amizade e principalmente no amor. 

Na parte da tarde, pós almoço, retornamos com uma palestra feita pelo Junior representante da comunidade Fala Senhor com o tema a passagem de Gênesis 1, 26-31. "Deus fez do homem sua imagem e semelhança por isso somos seres essencialmente divinos e bem-aventurados", disse Junior. Durante sua palestra e pregação, cada participante pode olhar para dentro de si, para o dom que foi dado por Deus: o dom da vida.

Tivemos um momento bastante significativo, onde cada jovem ia a frente e escolhia, motivado pelo seu coração, um outro jovem que precisava de um abraço, de um gesto de amor, e caminhava até ele. O abraço era longo, forte e cheio do amor de Deus, assim como na parábola do filho pródigo, onde o pai recebe seu filho sem questioná-lo, sem culpá-lo... simplesmente o recebe com todo amor perdoando seus pecados naquele abraço paternal. 

"Assim é nosso Senhor Deus, apesar das nossas fraquezas, pecados e culpas ele está disposto a nos receber em sua casa, em seu amor e cabe a nós decidirmos se escolhemos esse caminho", disse Junior em um determinado momento deste ato simples, singelo, mas profundo.

Após esse momento, fomos convidados a "caminhar no deserto" assim como Jesus e pensar, refletir, sobre o que vivemos e falamos durante o dia.

E para encerrar o dia da melhor maneira possível, tivemos a adoração Eucarística, onde os jovens de cada grupo puderam ficar unidos, abraçados, colocando suas intenções, grupos e movimentos em suas orações diante do Santíssimo.

O próximo encontro do F.I.D. será em dezembro.

Confira as fotos clicando aqui


Renê do Vale
Jovem MI - Estudante de Educação Física
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário