No último domingo, dia 06 de Novembro, nós, jovens da Milícia da Imaculada, nos encontramos na sede da M.I. para mais um dos nossos encontros mensais (encontros os quais você está convidado a participar). Reunidos, refletimos sobre a caridade e o amor a partir da leitura de I Coríntios 13,1-13. Começamos com um momento de oração muito bonito orientado pelo Paulo, lembrando-nos qual a essência de nossa consagração a Maria. Foi o próprio Cristo quem nos entregou sua Mãe, para que a levássemos para casa, e para que a acolhêssemos em nossos corações.
Depois disso partimos para a leitura da Palavra em bíblias com traduções diferentes, a fim de perceber um aspecto da vida cristã muitas vezes esquecido por nós: A Caridade é fruto do Amor, e o Amor, por sua vez, só se revela por meio da Caridade. Confuso não? Mas vamos lá!
Durante nosso momento de partilha conversamos a respeito da doação sem limites e sem interesses, a caridade perfeita - como diria são Francisco de Assis - Um ato que só se realiza a partir do amor, ninguém se doa se não ama. São Max se doou porque amava, Maria se doou porque amava. Cristo se doou, por nós, porque amava. Amar exige doação!
E diante desta provocação, eis que surge o seguinte questionamento: Com qual frequência nos doamos ao outro?
Juntos, chegamos à conclusão que a doação não é tarefa fácil, mas também não é algo impossível. Podemos espalhar o nosso amor, nos doar sem interesses, com atitudes pequenas, como ajudar alguém que precisa muito, dar um bom dia aos vizinhos ou dispor um pouco do seu tempo para conversar com um desconhecido. Amar não é difícil, mas exige doação.
E para finalizar este encontro tão especial participamos da missa celebrada Pelo Frei Sebastião, reavivando e fortalecendo nossa fé a fim de abraçar com alegria a semana que se iniciava.
Gabriela Moura
Jovem MI - SBC/SP