Surpreender-se

(Foto: Moniky Zborowske)
Já parou pra pensar o que faz as flores serem belas? Já pensou o porquê o céu azul após uma chuva parece mais alegre? Já parou pra pensar no porque uma criança em seus primeiros meses de vida arranca sorrisos totalmente bobos de adultos e principalmente dos mais idosos? Já pensou o porquê algumas pessoas tem o dom de nos marcar e que mesmo diante de toda a dor que possamos ter causado à elas, aquela marca positiva ainda insiste em deixar saudades e se sobressair? Já parou para pensar o porquê algumas pessoas são encantadas como o mundo e com o viver de modo tão bonito que nos contagia? Já pensou o que faz uma pessoa transmitir paz e outra não?

Surpreender, admirar, vislumbrar, perceber de modo diferente, encantar-se, são verbos fundamentais para uma vida que valha a pena ser vivida. A vida é a intensa e constante aventura do se surpreender e do surpreender, do permitir-se tocar por coisas simples, do encantar-se pelo mundo e pelo viver. Ser feliz só tem uma fórmula, comporta um único segredo – a decisão. Decidir todos os dias por dizer sim à vida maravilhosa que temos e encarrar nossa jornada e existência com um olhar positivo, percebendo tudo o que de belo surge diante dos olhos e conduzindo isso ao coração para que ele também se torne belo. Quanto mais bem eu quero para a minha vida, mais bem eu preciso cultivar em minha mente e em meu coração, e só há um caminho para isso – decidir pelo bem, permitir surpreender-se.

Quem sabe você tenha perdido um grande amor, ou não tenha achado nenhum grande amor ainda.
Quem sabe você nunca parou para observar a natureza, quem sabe onde você more o mais de natureza que tenhas contato seja a floricultura do quarteirão de sua casa. Quem sabe as luzes da cidade ofusquem o brilho da lua e a poluição deixe o céu acinzentado e não azul, mesmo assim ainda é possível admirar-se com o mundo que nos cerca, mesmo assim é possível dar uma chance para que a vida se reinicie, dar um start na existência, não importando se você nasceu há 1 ano ou 70, recomeçar e olhar o mundo com outro olhar é uma atitude que precisa só de um tempo – o agora.


Você deve estar se perguntando, que texto é esse que fala de coisas tão belas e até mesmo românticas. Terá o autor se confundido e ao invés de uma reflexão a partir da filosofia escreveu um poema romântico? Lhes digo – NÃO -  para haver filosofia é necessário haver admiração pelo mundo que nos cerca. A filosofia iniciou no espanto, na admiração no thaumaston, e o que há nela de mais genuíno é essa admiração pelo mundo e pela vida. O verdadeiro filósofo é aquele que se permite surpreender pela vida e busca nela as perguntas que ela quer que ele responda. O verdadeiro filósofo vive de esperança, vive buscando o novo, a mudança, o encanto por tudo que o cerca. O verdadeiro filósofo não escreve somente teorias e tratados, reflete sobre a própria vida, encanta-se por ela e busca dizer ao mundo o quanto viver é maravilhoso e prazeroso, a partir de seu ponto de vida. Filosofia é atividade puramente e genuinamente humana, e de todos os que querem o que há de mais genuíno no homem, a capacidade se se surpreender e dar sentido e significado ao mundo que o cerca. 

Sim, para concluir posso afirmar, o verdadeiro filósofo é um apaixonado pela vida, é alguém que sorri e busca a felicidade, busca o que de mais extraordinário há no mundo – a beleza da vida. A todos vocês que leem esse texto fica meu convite sincero à filosofia, o mundo precisa de você sorrindo meu caro amigo filósofo, de a ele seu sorriso e o surpreenda. Faça que todos se admirem pela beleza e preciosidade que há em você e seja bem vido a aventura de filosofar a vida.

Altemir Schwarz
Educador - Filosofia e Ensino Religioso

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário